A segunda edição da série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia já está disponível para download em nosso website e tem como título Episódios da história das ciências e da matemática: propostas didáticas para uso em sala de aula. A obra é organizada por Camila Maria Sitko, Alessandro Tomaz Barbosa e Caio Maximino e aborda temas importantes para os campos das ciências e da matemática.
Já é de conhecimento no âmbito educacional os benefícios que o uso da História e Filosofia da Ciência podem trazer para o Ensino de Ciências em seus diversos níveis. No entanto, devido a uma série de motivos, muitos professores não têm a possibilidade e disponibilidade de realizarem pesquisas e compilações históricas acerca das temáticas que trabalham em sala e, posteriormente, criarem suas sequências didáticas.
Nesse sentido, torna-se importante que haja materiais e sequências que possam nortear a prática do professor em sala de aula. Entretanto, ao se recorrer à literatura concernente à área, principalmente a brasileira, nota-se que são ainda incipientes os trabalhos que apresentem de forma prática proposições de atividades na área de Ciências que tragam a abordagem histórica e filosófica.
Dessa maneira, este livro, construído como produto final das disciplinas de Epistemologia da Ciência (UFNT) e História e Filosofia da Ciência (Unifesspa), realizado através da cooperação da Recima (Rede de Educação Científica e Matemática), o qual contou com a participação de alunos da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e com alunos da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins, tem como objetivo disponibilizar sequências didáticas com temas científicos, a partir de abordagens históricas e filosóficas, para uso em sala de aula, para diferentes níveis de ensino, as quais também são adaptáveis a cada contexto educacional.
A obra também pode ser baixada no link através da seção Livros de nosso website. A Recima deseja uma excelente leitura a todos e todas.