top of page
Leitura de notícias

É notícia na Recima

A segunda edição da série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia já está disponível para download em nosso website e tem como título Episódios da história das ciências e da matemática: propostas didáticas para uso em sala de aula. A obra é organizada por Camila Maria Sitko, Alessandro Tomaz Barbosa e Caio Maximino e aborda temas importantes para os campos das ciências e da matemática.



Já é de conhecimento no âmbito educacional os benefícios que o uso da História e Filosofia da Ciência podem trazer para o Ensino de Ciências em seus diversos níveis. No entanto, devido a uma série de motivos, muitos professores não têm a possibilidade e disponibilidade de realizarem pesquisas e compilações históricas acerca das temáticas que trabalham em sala e, posteriormente, criarem suas sequências didáticas.


Nesse sentido, torna-se importante que haja materiais e sequências que possam nortear a prática do professor em sala de aula. Entretanto, ao se recorrer à literatura concernente à área, principalmente a brasileira, nota-se que são ainda incipientes os trabalhos que apresentem de forma prática proposições de atividades na área de Ciências que tragam a abordagem histórica e filosófica.


Dessa maneira, este livro, construído como produto final das disciplinas de Epistemologia da Ciência (UFNT) e História e Filosofia da Ciência (Unifesspa), realizado através da cooperação da Recima (Rede de Educação Científica e Matemática), o qual contou com a participação de alunos da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e com alunos da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins, tem como objetivo disponibilizar sequências didáticas com temas científicos, a partir de abordagens históricas e filosóficas, para uso em sala de aula, para diferentes níveis de ensino, as quais também são adaptáveis a cada contexto educacional.


A obra também pode ser baixada no link através da seção Livros de nosso website. A Recima deseja uma excelente leitura a todos e todas.




163 visualizações0 comentário

No dia 07 de março de 2024 a Rede de Educação Científica e Matemática lançou o primeiro livro da Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia. A Série tem por objetivo publicar obras, produzidas no âmbito da Recima, de relevância científica ou didática, da área de Educação em Ciências e Matemática, especialmente as que se inserem no contexto da região amazônica. Tais obras são resultantes de pesquisas acadêmicas inéditas e de alta relevância para a área, principalmente as que impactem diretamente a educação básica, oriundas de teses e dissertações e projetos de pesquisa, desenvolvidos individualmente, em grupos de pesquisa ou em rede. O público leitor principal a que se destinam as obras são professores da educação básica, gestores educacionais, formadores de professores, pesquisadores, alunos de graduação, dentre outros.


Participantes receberam o livro e puderam dialogar com os autores durante o evento.

Fonte: Recima.


A Obra ANSIEDADE E TRAUMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, o volume 1 da Série, apresenta e discute achados das neurociências, da psicologia educacional e escolar, da psicologia social, da teoria da atividade, da sociologia das emoções e da teoria crítica para tentar entender fenômenos como a Ansiedade às Ciências, a Ansiedade à Matemática e o ensino informado pelo trauma. Professores compromissados com uma educação libertadora podem utilizar esses conhecimentos para discutir essas emoções negativas, reconectá-las as suas raízes comunitárias e coletivas e levar a escola a assumir um papel ativo na vida emocional de seus estudantes. Longe de encontrar “receitas de bolo”, professores e professoras encontrarão nessa obra uma perspectiva crítica e transdisciplinar sobre esses fenômenos, suas relações e impactos na aprendizagem e como a escola pode contribuir tanto para gerar ou manter emoções negativas quanto para mitigar esses estados ao reconectá-los as suas raízes coletivas.



Os autores.

- CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA é neurocientista e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

- IVONILCE BRELAZ DA SILVA é mestra em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa) e Técnica em Assuntos Educacionais, Docente Voluntária e Regente do Coral (Unifesspa).

- MAIANA MAIA SOUSA é Mestra em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa) e professora de Ciências dos Anos Finais Ensino do Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Marabá/PA.

- MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO TROITINHO é Mestra em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa), Coordenadora Pedagógica da Seduc/PA e Professora dos Anos Finais Ensino do Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Redenção/PA.

- VANESSA LOPES FARIAS é mestranda em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa) e professora de Ciências na Rede Municipal de Ensino de Marabá/PA.


Baixe gratuitamente a obra clicando no link a seguir:









15 visualizações0 comentário
1
2
bottom of page