top of page
Leitura de notícias

É notícia na Recima

Com muita satisfação, a Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) divulga o resultado final do Prêmio Recima de Dissertações, que reconhece a excelência e a relevância das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação participantes da Rede. As dissertações defendidas de 1º de janeiro de 2021 a 30 de dezembro de 2024 e indicadas na fase de pré-seleção foram avaliadas com base na aderência e coerência com a área de concentração e as linhas de pesquisa bem como com a atualidade, a relevância social dos temas e as contribuições para a ampliação qualificada do conhecimento na área.


Confira, a seguir, as dissertações selecionadas por programa.

 

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) – Unifesspa

 

Amanda Gil Cardoso de Lima. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do Curso de Matemática. Orientador: Ronaldo Barros Ripardo. Coorientador: Míriam Cardoso Utsumi.

 

Calvino Pereira da Silveira Junior. Redes herdadas: um estudo etnomatemático sobre a geração, organização e difusão de saberes tradicionais da pesca artesanal na Vila dos Pescadores, em Bragança - Pará. Orientador: José Sávio Bicho de Oliveira. Coorientadora: Mônica Maria Borges Mesquita.

 

Danniel de Oliveira Santana. Os saberes primevos da cacauicultura amazônica subsidiando a formação de saberes escolares. Orientador: Attico Inácio Chassot. Coorientadora: Luely Oliveira da Silva.

 

Davi de França Silva. Narrativas de Professores que ensinam matemática em Escolas Comunitárias Familiar Rural do Estado do Pará. Orientador: Carlos Alberto Gaia Assunção.

 

Jessica de Oliveira Reis. Radioatividade e o ensino das Ciências da Natureza: fatos históricos sobre o acidente do Césio-137 e o Estado do Pará. Orientadora: Alessandra de Rezende Ramos. Coorientador: Antônio Maurício Dias da Costa.

 

Kamilla Ferreira da Silva. A representação social dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão na Universidade do Estado do Pará - Uepa - Campus VII. Orientador: Emerson Batista Gomes.

 

Lucas de Sousa Costa. A dimensão socioambiental da Amazônia na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Orientadora: Danielle Rodrigues Monteiro da Costa.

 

Raimunda Dayane Silva. Formação de professores para Ensino de Biologia na educação escolar indígena: integração de saberes ancestrais e escolares no Povo Gavião da Comunidade Krinjoñhrekatêjê. Orientador: Claudio Emídio Silva.

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) – UFMA

 

Antônio José Ramos Filho. Discursos sobre a abordagem da ciência e da tecnologia nos itinerários formativos do novo ensino médio no Maranhão. Orientadora: Maria Consuelo Alves Lima.

 

Genildo Viana do Nascimento. Divulgação Científica por meio do Museu Game Ciência numa perspectiva sociocultural. Orientador: Hawbertt Rocha Costa.

Letícia Baluz Maciel Costa. Um estudo sobre a estruturação da componente curricular História da Matemática em cursos de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão. Orientador: Benjamim Cardoso da Silva Neto.

 

Mateus de Lima Correia. Interfaces entre Ensino de Biologia e Educação Ambiental: potencialidades do Jogo Digital Terra Nil. Orientador: Carlos Erick Brito De Sousa.

 

Samanda Nunes Sales. Análise da confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global nas mídias sociais por licenciandos em Física. Orientador: Aldo Aoyagui Gomes Pereira.

 

Stella Chrystine Camara dos SantoS. A divulgação científica presente na Revista Ciência Hoje das Crianças: diálogos sobre o que é quem e faz Ciência. Orientadora: Mariana Guelero do Valle.

 

Talita Cristina Raiol Carvalho. A inserção da química escolar no currículo de escolas públicas estaduais maranhenses (1890-1914): um olhar a partir da história das disciplinas escolares. Orientadora: Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques.

 

Verônica Maria de Moraes Alexandre Santana. O documento curricular integrado do arranjo de desenvolvimento educacional dos guarás: o que é possível dizer sobre o ensino de ciências com base em temas regionais. Orientadora: Regina Célia de Sousa. 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) – UFNT

 

André de Oliveira Moura Brasil. Educação Ambiental na prática docente: desafios da interdisciplinaridade em uma escola de ensino médio em Araguaína, TO. Orientadora: Claudia Scareli dos Santos.

 

Donizete da Silva Melo. Programa de formação continuada de professores em química: um estudo de caso sobre oficinas temáticas como estratégia formativa – 2017/2018 - DRE Araguaína. Orientador: Joseilson Alves de Paiva.

 

Getúlio Pereira da Silva Júnior. Empreendimentos matemáticos mobilizados na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Tadeu Oliver Gonçalves.

 

Leonardo Cipriano Nogueira. Feira de Ciências do Estado do Tocantins: trajetória e contribuições na perspectiva da Educação Científica. Orientadora: Gecilane Ferreira.

 

Lucas Manoel Lima Santos. A BNCC e o Ensino de Biologia: um olhar sobre a implementação curricular no Estado do Tocantins. Orientadora: Karolina Martins Almeida e Silva.

 

Luciana de Araújo Corrêa. As Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e sem Fio no Ensino de Ciências na Perspectiva dos Alunos no Contexto Amazônico. Orientador: Alessandro Tomaz Barbosa.

 

Luis Carlos dos Santos Moura Junior. A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO. Orientador: Deive Barbosa Alves.

 

Wesley Coelho de Sousa. As matemáticas mobilizadas pelas sábias mãos das artesãs Akwê-Xerente durante a confecção das cestarias de capim dourado. Orientadora: Elisângela Aparecida Pereira de Melo.

 

 
 
 


A Recima, por meio do seu Comitê Gestor, orgulhosamente, lança o edital do Prêmio Recima de Dissertações.


Confira!






 
 
 

©2024 Desenvolvido por Gabriel Soares de Mesquita

bottom of page